segunda-feira, 28 de abril de 2014

Seixal - Terena com os Bike Angels

190kms de estrada no paraíso...

Paraíso é estar com os amigos;

Paraíso é ajudar e ser ajudado;

Paraíso é dar asas à vontade que temos e ao entusiasmo que sentimos;

Paraíso é acelerar quando a adrenalina sobe, e saber travar quando alguém precisa de nós;

Paraíso é sermos um por todos e todos por um!

Os Anjos desceram à "terra das bikes" e vieram trazer mais uma excelente oportunidade de convívio, um pretexto para nos juntarmos no nosso concelho do Seixal (bem, o meu é uns quilómetrozitos mais à frente...) e irmos até ao concelho deles, pelo menos onde têm as suas raízes - Terena, no concelho do Alandroal.

Uma chuva miudinha não dissuadiu o enorme grupo que se juntou na bonita baía do Seixal no dia 26 de Abril pelas 09h. Os irmãos Rosado, na sua simplicidade e abertura, são a imagem do espírito singular deste evento. Não há prémios nem taças, classificações ou lembranças, contagens de montanha ou metas volantes. Só há boa disposição, muito convívio, gargalhadas, "manitas de plata" para empurrar quem precisa e algumas aceleradelas de vez em quando só para limpar os carburadores. São brincadeiras que visam apenas animar o pelotão, que vai dando lugar a pequenos pelotões mais pequenos, mas que volta e meia pára e reagrupa.


Chegámos todos juntos à Praça do Giraldo em Évora, onde o Município fez questão de nos oferecer um pequeno abastecimento. Maior foi o abastecimento que viajava numa certa viatura de marca Kia... Aquela bagageira era uma verdadeira perdição para ciclistas esfomeados!

Se o pelotão foi tendo algumas baixas pelo caminho (pessoas que não tendo logística para regressar voltavam para trás), também foi tendo junções de participantes de zonas mais a sul, que ajudaram a compor ainda mais um grupo bem formado.

Nesta data, comemoram-se as Festas da Senhora da Boa Nova, padroeira de Terena, sendo que o evento ciclístico anual é uma forma de levar as pessoas às Festas da vila. E que festa!

Foi uma festa sobre rodas; foi um jantar de festa; foi um serão/madrugada de festa, e até o pão com chouriço comido a altas horas numa roulotte das Festas serviu para consolar os estômagos já algo conturbados dos excessos da noite...

Se eu podia ter trocado este Seixal-Terena pelo Évora GranFondo Challenge?? Poder podia, mas não seria a mesma coisa!

São eventos distintos, cada um deles merecendo a devida participação digna e dedicada, pelo que numa ocasião que não seja coincidente, haverá muitos participantes em ambos. 

A Xmile Cycle Team ajudou mais uma criança a ser ainda mais feliz, com a oferta de uma bicicleta. O "Spider Man" agora pedala e não precisa de trepar pelo prédios!

A Xmile Cycle Team é fixe!

Os Anjos são fixes, yeah! ;-)


Para o ano há mais, e eu conto lá estar! E vocês?? 

segunda-feira, 14 de abril de 2014

SRP160 - 2014: limpinho, limpinho!

E já lá vão duas!

Este foi o meu 2º ano no SRP, e o 2º ano com as cores Xmile Cycle Team.

Se podia ir ao SRP de outra forma? Poder podia, mas não seria a mesma coisa!


O ambiente Xmile, a amizade, as piadas, a boa disposição, o espírito de entreajuda e modo descontraído como encaramos as provas, fazem de qualquer acontecimento exactamente isso: UM ACONTECIMENTO!

Não há nervoso miudinho, não há borboletas na barriga, não há concentração exacerbada nem caras pouco amistosas. Só há risos e Xmiles, e partilha e entendimento por estarmos todos a compartilhar o mesmo gosto, o mesmo prazer, os mesmos sonhos!


O que não quer dizer que não façamos o nosso melhor! Fazemos, e cumprimos, cada um à sua maneira!

1ª vez a solo na prova (embora se trate de uma prova individual), mas nunca me senti sozinha. Na verdade, revivi um pouco do que vivi na TransPortugal quando participei: eu e os trilhos, eu e a natureza e a paisagem, e as saudações de quem por mim passava, e eu por eles. Não há como nos sentirmos sós quando amamos aquilo que fazemos e nos entregamos com paixão! A natureza retribui, e a satisfação pessoal faz esquecer as horas passadas em cima do selim. Foram 08h31, consideravelmente menos (muito menos) do que no ano passado, com uma temperatura super-agradável e propícia à prática do BTT.


Podia descrever os trilhos, os single tracks que existem, o sobe e desce, os estradões, as linhas de água, os quilómetros intermináveis, um após outro, as marcações no terreno, as ZAs... mas sinceramente, sinceramente?? As emoções são mais fortes que isso tudo! As pessoas que encontrei e que tiveram sempre palavras amigas sobrepõem-se a isso tudo; o abracinho que recebi no fim é superior a isso tudo; o badge de FINISHER é bem bonito... mas o pó e a sujidade que tirei de cima de mim e da bicicleta são monumentos que ficam para sempre na memória... o badge apenas os evoca!


Obrigada à Trilhos Vivos, e Obrigada à Xmile e amigos. Just... FOLLOW YOUR DREAMS!


terça-feira, 8 de abril de 2014

1º Terrugem (Sintra) - Terrugem (Elvas)

E tudo a chuva levou! Mas ninguém arredou!

06h30 da manhã na Terrugem de Sintra, uma neblina e uma humidade que não deixavam margem para dúvidas: ia ser uma manhã molhada...

Fotos: BTT Terrugem

Sacos do banho e roupa colocados na carrinha de apoio, bem como o nosso abastecimento pessoal, caso o preferíssemos, spray Star Balm para aquecer joelhos e pernas, e ainda esfregávamos os olhos quando arrancámos às 07h15 para uma viagem que iria atravessar Portugal na horizontal, desde Sintra até Elvas, mais propriamente desde a Terrugem até à Terrugem!


O BTT-Terrugem aconselhou os participantes (cerca de 40) a não exceder o nº de 10 em cada grupo, para não estarmos em incumprimento para com o novo código da estrada. Pela nossa parte, TRÊS foi a conta que Deus fez: eu, o Nuno TDi  e o Mário Simas, os 3 estarolas, aka Cocó, Ranheta e Facada, pedalámos alegremente na escuridão e fresquinho da madrugada sintrense... pelo menos durante os primeiros 15kms, após os quais o Mário furou o seu belo tubular com um pequeno vidro, estrategicamente à porta de um café, que até já estava aberto!

Ora vamos lá ver como se sai desta: 1 tubo de líquido Tufo sai magicamente do bolso; 1 pinchavelho para desapertar a carrapeta da válvula; líquido lá para dentro, virar a roda para o líquido ficar no sítio do furo; esperar um pouco... encher... sai um cartucho de Co2 do bolso.... Alto!!! O carro vassoura vai a passar! E de lá sai magicamente uma bela de uma bomba grande!

E Voilà! Prontinho a andar, em cerca de 15minutos... Como solucionar um furo num tubular em uma lição!!! :-)

Assim, fomos os últimos durante bastante tempo, a carrinha vassoura a uma distância confortável, e sempre com o piso molhado, a chamada "chuva do chão", e a chuviscar simultaneamente. Na zona do Porto Alto começámos a apanhar alguns participantes, um bocado antes da paragem aí montada para o abastecimento (PA), cerca do km 60. Mas que belo abastecimento: bolinhos secos maravilhosos, bananas, sumos, arroz doce, Gold Drink... já dava era vontade de almoçar!


O almoço, esse - depois de termos encontrado um bom andamento e apanhando diversos grupos que fomos levando atrás - seria nas Bifanas de Vendas Novas, ao km 110, sensivelmente. Que quentinho que estava lá dentro! E que friozinho sentimos ao sair! Estivemos demasiado tempo no conforto, as bifanas grelhadas demoraram uma eternidade, e com a  agravante de ter começado a chover bastante um pouco antes de sairmos... Mas foram só os primeiros kms que custaram. E o efeito do excelente spray de aquecimento Star Balm a fazer maravilhas! Depois foi sempre a dar-lhe até Arraiolos, onde havia uma boa subida, no alto da qual tínhamos o 2º PA mais ou menos ao km 163, este já montado debaixo de um guarda-sol, porque entretanto a chuva foi-se e o sol veio secar-nos a roupa e aquecer-nos os pés! Mais uma série de bolinhos, café bebido no restaurante em frente, onde ficámos a olhar para a bela Sopa da Panela que estavam lá a comer, e siga para o último pedaço do percurso até à Terrugem.


A partir daí as bicicletas ganharam novo alento, os bolinhos e o café foram a injecção de que necessitávamos para percorrer o último quarto do percurso, agora com mais descidas e planos reais, por comparação com os falsos planos que apanhámos entre Vendas Novas e Arraiolos.


Foi um tirinho até à Terrugem. Alguns já tinham chegado, outros ainda faltavam chegar. Bebida de recuperação, mais bolinhos, bananas, e um bom banho quente seguido de... uma excelente massagem! Sim, leram bem, MASSAGEM, oferecida pela organização, para além de tudo o resto! E que bem que nos fez!


Enquanto isso, preparava-se o jantar, que constava de um prato regional: Cozido de Grão até fartar, acompanhado de um excelente tinto alentejano, queijinho seco de ovelha e linguiça assada, e ainda antes e depois da refeição, ouviram-se cantares alentejanos pelo grupo Voz Amiga, da qual fazia parte a Presidente da Junta da Terrugem de Elvas... No fim, o autocarro da Câmara de Sintra haveria de nos trazer de regresso à Terrugem de origem, tudo por conta do BTT Terrugem.


Bem perante este cenário que vocês todos estão a imaginar e a degustar mentalmente, eu pergunto: quem quer ir a maratonas?? Ou quem é que só se contenta em andar à porta de casa para não gastar dinheiro ou por falta de imaginação?? É que com tão pouco se faz muito! Com uma ideia simples, fez-se um dia maravilhosamente passado em cima da bicicleta; formou-se um grupo bem dinâmico e variado; juntaram-se pessoas que de outra forma não se juntariam, unidas pela paixão comum da bicicleta; proporcionou-se um grande convívio entre todos; deu-se a conhecer cantares da região, pratos da região, vinhos da região, que também podíamos comprar caso quiséssemos; animou-se uma localidade com um grupo de "extra-terrestres" vindos de uma Terrugem qualquer em veículos estranhos...

Enfim, não há muito mais a dizer... Quem ler vai ficar com pena de não ter ido, especialmente tendo em conta o valor da contribuição tão comedida que se pediu aos participantes por tudo isto, que eu considero um verdadeiro luxo e de fazer corar de vergonha muitas supostas boas organizações de maratonas e afins...


O que está a dar não é ser low cost; o que está a dar é ser razoável, ter gosto naquilo que se faz e se proporciona a outros que, como os organizadores, gostam de pedalar e de bem viver; o que está a dar não é cobrar para competir, mas sim cobrar para cobrir custos e proporcionar momentos bem passados a todos, que podem acelerar à vontade caso queiram, mas não sacrificando toda uma organização em prol dos "foguetes" que passam disparados e nem podem dar uma trinca num bolo nem olhar para a paisagem! Mas desengane-se quem pense que andámos a pastar: 222kms à média de 31km/h e com 1700mts de desnível acumulado... Nem sempre os 1ºs a chegar são os que andam mais depressa!

Com isto não se pretende de maneira nenhuma apontar o dedo às competições (eu adoro competir!!!), mas sim não se fazer tudo só para quem compete na frente. Outro caso de sucesso foi o Geo-Tour, e outro, embora de forma diferente, foi o Algarve Bike Challenge. Cada um à sua maneira não matou logo a prova e/ou passeio, proporcionando momentos de igual relevância aos da frente e aos de trás.

Dito isto, os meus mais sinceros Parabéns ao BTT Terrugem, pela ideia e savoir faire! E os meus agradecimentos a quem me deu a roda, a quem me ajudou e não me largou, os parceiros do trio: Nuno TDi e M. Simas. Vocês são um show! Bem hajam com a v/ boa disposição sempre!

E a 2ª Edição, quando é?? ;-)

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Algarve Bike Challenge 2014

Uma prova em duplas, por etapas, no belíssimo Sul de Portugal, com o event center localizado na cidade onde aprendi Ordem Unida e onde jurei Bandeira pelo meu país - Tavira.... Eu lá ia perder uma coisa assim??

Tavira encanta, com o belo rio Gilão que a atravessa, com as suas mais de 30 igrejas e capelas, com o seu centro histórico e ruelas em calçada e escadas, por onde a organização - e muito bem - fez passar o Prólogo da prova, em contra-relógio nocturno, com um público fantástico e um ambiente mobilizador e altamente inebriante.


O Prólogo constava de cerca de 2,5kms, pedalados por vielas e escadas, empedrado e curvas apertadas, a desafiar a perícia e a velocidade, mas sobretudo o atrevimento e a audácia dos participantes. E.. a sorte protege os audazes! Os 2kms e qualquer coisa voaram em 6'30'', a uma média horária de 19kms, e o cardio a bater a uma média de 163bpm!

Foi muitíssimo divertido. O meu parceiro de prova (dupla Xmile Cycle Team/BTT Lisboa) ainda ia levando uma vedação à frente (já a ia levando no reconhecimento, e teimou em querer levá-la para casa!!), mas lá conseguiu corrigir a trajectória, e tudo está bem quando acaba bem!

A prova seguia o modelo dos handicaps, por idade e género, e a nossa equipa gozava de uns belos 15% de handicap, o que nos fez sair em 2º lugar, cerca das 09h15 da manhã de Sábado, enquanto a maioria dos participantes arrancava às 10h.


Foi um dia de encher a barriga de belos trilhos, belas paisagens no típico barrocal algarvio, o que significa o conhecido "parte-pernas", de sobe e desce, com bastantes inclinações verdadeiramente assustadoras. Mas tudo isso atacámos com vontade, motivados, em excelente entendimento, mas com a modéstia e a experiência suficientes para saber que no dia seguinte havia mais, e portanto havia que gerir a etapa de forma inteligente, a pensar no dia seguinte.


Linhas de água com fartura, algumas secas que nos permitiam andar a grande velocidade sobre os seixos dos riachos, outras cheia de água, bastantes, devido à chuva da véspera. Tal significou andar muito tempo de pézinhos molhados, embora a temperatura estivesse elevada. Mas por volta do km 40 a chuva fez uma aparição persistente, ainda terá durado cerca de meia-hora a cair com força e bastante fria. Mas felizmente (para nós!!!) parou e não mais voltou.. o mesmo não poderão dizer outras duplas que foram apanhadas por ela enquanto nós já havíamos cruzado a meta e estávamos na tenda de recuperação a repôr hidratos! ;-)


Não pode passar sem menção altamente digificante, a quantidade e qualidade dos single tracks que a organização incluíu no percurso. Simplesmente de babar! Com ou sem técnica suficiente, todos temos de dar a mão à palmatória e reconhecer que singles destes são raros, e com esta extensão e beleza ainda mais! Bravo ao BTT Conceição de Faro, por todos os motivos e mais alguns!
 
 
O 1º dia acabou em beleza, com 92kms pedalados e cerca de 2200mts de desnível acumulado, em 05h40. Bem durinho, sendo que a 2ª metade foi dominada pelos muitos singles tracks, mas também por uma boa parte rolante com cerca de 15kms de extensão após o 2º abastecimento, o que permitiu descomprimir as pernas e acelerar o passo.
 
Another day, another stage: a nossa dupla partiu às 8h24 de Domingo, tendo-se registado a mudança para a hora de Verão durante a noite, o que proporcionou cenas embaraçosas para muita gente (eu incluída!!) que se viu totalmente dependente das tecnologias e actualizações automáticas que (em princípio) funcionariam (ou não...) de smartphones e GPS, para sabermos as horas e colocar o despertador segundo a hora nova, ou perderíamos a partida!
 
Saímos sem stress à hora marcada, e constatámos ao longo do dia muita gente empenada! O parte-pernas da véspera produziu efeitos, e continuava para o dia de hoje. Se bem que era a primeira metade da distância que hoje era de 75kms, e 1900mts de acumulado, que seria a mais empenante. Depois eram subidas e descidas bastante mais suaves, sempre temperadas com alguns single tracks, e ainda mais linhas de água e leitos secos cobertos de seixos, a permitir enrolar o punho da Epic e passar por cima a voar!
 
O dia esteve bem mais fresco, o sol muito tímido, e mais uma vez a nossa dupla foi bafejada pela sorte (trabalhámos bem para ela!), ao escaparmos à chuva assim que cruzámos a meta, com 05h05 de etapa.
 
O que posso eu dizer sobre este Algarve Bike Challenge que já não tenha ficado evidente pela descrição?? Falar dos muitos "pros" nacionais e da esmagadora presença espanhola que se deslocaram a Tavira para participar neste belo desafio? Falar da qualidade dos percursos? Da excelente oferta hoteleira incluída na inscrição? Das refeições à descrição que, com tanta variedade e quantidade, até nos deixavam indecisos quanto ao que comer? Da simpatia do staff e profissionalismo? E os amigos todos que lá fui encontrar, e as saudades que "matei", dos amigos, do companheirismo, das graçolas e bocas partilhadas com amigos de longa data??
 
Sinceramente, já nada resta a salientar que não seja do conhecimento de quem lá esteve, e de quem não tendo estado ficou com aquela "inveja" saudável de lá não ter ido...
 
São momentos como estes que enchem a nossa existência, porque são partilhados com os amigos, momentos que nunca se irão desaparecer, amigos que já tinha, e outros que fiz, piadas contadas, gargalhadas imortalizadas...
 
É isto o que me move, à força de pedais, mas com o coração e a alma nos músculos que os puxam e empurram!
 
Obrigada ao José Almeida, meu parceiro de prova, e ao BTT Lisboa, com quem privei estes dias. E sempre aos meus amigos Xmile Cycle Team/Songo.info. Bem hajam todos!