quinta-feira, 3 de março de 2016

IV GeoTour Rotas Míticas 2016 - Natal fora de tempo!

Mais um ano em que o BTT Gardunha nos presenteou com este evento magnífico!

Desta vez, a Dupla maravilha foi constituída pela minha pessoa e pelo amigo Nuno Silvestre aka TDi, a representar o Team Speedsix/ MozinhoMTB, a melhor dupla de Portugal, planeta Terra e arredores lol


Mas o que o BTT Gardunha não podia adivinhar é que íamos pedalar em pleno postal ilustrado de Natal:


Quem diria que em final de Fevereiro cairia um nevão como este em todas as pequenas e grandes serras do país??

A Gardunha não foi excepção, e no topo, junta da casa do Vigia, fomos agraciados com cenários dignos de postal  de Natal!


Apesar do alerta de mau tempo e neve a partir dos 400mts, a organização pensou em tudo para gáudio dos participantes.

Um insólito alojamento centralizado no Fundão - um Seminário - que apesar das boas condições para qualquer outra altura do ano, neste fim-de-semana em particular parecia uma autêntica arca congeladora! Brrrrr!

Mas no Sábado cerca das 10h30 da manhã, mais de uma centena de corajosos alinharam à partida, mesmo em frente ao dito Seminário, que por sinal parecia um Quartel da tropa, e nós os recrutas zero! ;-)


As Duplas Mistas e a única solo feminina até tiveram direito a boxes de partida distintas! Um luxo!

Vamos lá subir a Gardunha, que nós queremos é AQUECER!!!


Depois da subida de 10kms que deu bem para aquecer corpo e mente, veio a descida, em que todo o cuidado era pouco.  Mas que convidava à velocidade, lá isso convidava!

O percurso deste dia que contava 82kms, somou um acumulado de praticamente 2000mts de desnível. Não é simples descrever ou passar as emoções sentidas ao longo de um dia em que passámos frio, calor, vento, fadiga, para logo em seguida sermos reanimados pelo excelente abastecimento, por alturas do km 50 e algo.


Retemperados e animados, seguimos para o último troço. Até aqui tínhamos tido a sorte de não molhar os pézinhos... para além da água que saltava das poças, algumas bem grandes, mas nada suficiente para encharcar... até que nos últimos 15kms, devido a um erro de orientação, acabámos por ter de atravessar uma linha de água a pé, quando existia uma ponte no sítio certo do percurso... E pronto, aí sim é que o conforto que ainda existia se foi.... Mas siga que já falta pouco! Voltar para trás nem pensar!

De vez em quando éramos brindados com estas vistas magníficas sobre o manto branco que cobria o maciço da Estrela. Lindo!


Se já não estávamos confortáveis, muito menos ficámos depois de tomarmos um duche... frio!!!!!!! Alguns tiveram mais sorte... enfim. Também a noite passada na arca congeladora não ajudou...

Mas cá estamos nós na partida do 2º dia, que iria ser um autêntico rompe-pernas, sempre a subir e a descer ao longo dos 83kms da jornada. Mas animados por um sol radioso e uma temperatura agradabilíssima, seguimos animados para o festival de sobe e desce e de single tracks que caracterizavam este dia.


Os cenários lunares das Minas da Panasqueira também são passagem obrigatória todos os anos. Parece mesmo que estamos noutro planeta. Altamente!



No final, a organização este ano resolveu imprimir algum carácter competitivo a este evento, atribuindo classificações, pódios e troféus, bem bonitos por sinal.

E assim, o Team Speedsix/ MozinhoMTB subiu ao 2º lugar da categoria de Duplas Mistas, o que nos deixa muito satisfeitos pois funcionámos bem como equipa. Que mais se podia esperar quando convidamos amigos próximos para constituir equipa? :-)


Mas mais do que chegar na posição X ou Y, importa chegar com um sorriso! E o nosso não engana !


"A força não vem da capacidade física. Provém de uma vontade indomável" (Mahatma Gandhi)


FOTOS: Tiago Mota e BTT Gardunha